A Escola Maramar é um projeto sem fim lucrativo, que nasceu do sonho de Isney, Marcelo e Flávio. Desde o início a ideia sempre foi formar seres humanos melhores para um mundo melhor, por meio da educação. Desta forma, acreditamos que a desigualdade social existente em nosso município e em nosso país seja minimizada.

Ao conhecer esse sonho, Josef Schiesser, hóspede da Pousada Lagoa do Cassange (que virou nosso amigo), se sensibilizou e decidiu doar uma área localizada estrategicamente no entorno da Comunidade do Saleiro.

Neste mesmo terreno, em 2014 com a ajuda da campanha do Turismo Solidário da Garupa, foi possível construir o Centro Cultural Espaço Harmonia do Saleiro. Foi neste local que a Escola Maramar se instalou provisoriamente entre 2016 e 2017, atendendo estudantes do Ensino Fundamental II, vindos da escola Comunitária Jardim do Cajueiro e de outros povoados da região.

O sonho de construção da infraestrutura e das primeiras salas de aula da Escola Maramar se tornou realidade quando, graças ao trabalho incansável do engenheiro Jurgen Bartzsch, recebemos o apoio das fundações alemãs Freunde der Erziehungskunst (Arte de Educar), Fly & Help e do cidadão fluminense Luiz Soares.

Em março de 2018, após 365 dias intensos de obras, nos mudamos para o local definitivo — em meio à Mata Atlântica preservada. Essa mudança propiciou uma diversidade de formas de aprendizagem aos nossos estudantes, enriquecendo o processo educativo.

Na Escola Maramar, estudantes, educadores, pais e amigos formam uma verdadeira comunidade, onde todos aprendem e compartilham seus saberes.

Nossas relações são pautadas em valores bastante simples, porém extremamente importantes: RESPEITO, RESPONSABILIDADE, SOLIDARIEDADE, AMIZADE, CONFIANÇA, COERÊNCIA, HARMONIA. São estes os pilares que sustentam nossos princípios, acordos e ações. Proporcionamos vivências e reflexões aos nossos estudantes, educadores e famílias para que se apropriem destes valores.

A nossa prática educacional é fundamentada nos quatro pilares da educação propostos no Relatório UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI — aprender a conhecer, aprender a conviver, aprender a ser e aprender a fazer.

Acreditamos que este é o caminho para o desenvolvimento da AUTONOMIA de cada indivíduo.

Nosso objetivo é educar para gerar uma transformação social — queremos que os nossos estudantes realizem seus sonhos, façam escolhas e encontrem caminhos que os conduzam ao sucesso pessoal e profissional.

As atividades da escola acontecem em um espaço de natureza preservada com acesso pela BR 030, no Km 32. Veja aqui o local de acesso – com tour 360º e fotos e vídeo atualizado.

O Método Educativo da Escola Maramar

Cada ser humano é único e tem sua maneira própria de ser, de interagir com o mundo, de aprender, desenvolver seus talentos, superar dificuldades, realizar sonhos e desejos.

Compreendendo e respeitando cada estudante e suas especificidades, usamos estratégias, linguagens, temas e metodologias individualizadas que proporcionam aprendizagens verdadeiras e significativas.

Queremos que nossos alunos se apropriem das ferramentas sociais essenciais para uma participação ativa na sociedade. Por isso, desenvolvemos suas capacidades comunicativas através da leitura, da escrita e a realização das operações matemáticas e sua aplicabilidade na vida cotidiana.

Nossas abordagens inspiradoras são a Antroposofia — base teórica, a Pedagogia do Fazer e a Pedagogia de Projetos — prática educativa.

Sentir, pensar, querer e fazer fazem parte do processo de aprendizagem — trabalhamos com pesquisas e projetos, épocas, oficinas de artes, trabalhos manuais, marcenaria, língua estrangeira, SAF Melitófilo (agrofloresta e criação de abelhas sem ferrão), dentre outras atividades que propiciam tempos e espaços nos quais adultos e crianças trabalhem juntos… Formando, assim, uma ‘Comunidade de Aprendizagem’.
O nosso desafio é assumir uma prática coerente com a nossa meta:
“Desenvolver seres humanos livres, capazes, por eles próprios, de dar sentido e direção às suas vidas” (Rudolf Steiner).

venha, participe!

Você pode fazer a diferença nesse projeto incrível!

Faça um tour virtual de 360º pela escola!

Fechar Menu